Sobre o Eduardo Becker

Sua trajetória

Eduardo Becker nasceu em Porto Alegre e, desde criança, quando estudou as células e o corpo humano no colégio, já pensava em ser médico. Sem ainda ter terminado o Ensino Médio, passou no vestibular de Medicina aos 15 anos. Aguardou mais um ano, formou-se na escola, prestou vestibular de novo e foi aprovado para cursar a faculdade na UFRGS, onde graduou-se em Medicina em 1991. Na faculdade, foi monitor das disciplinas de Genética Médica, de Promoção e Atenção à Saúde da Mulher, e de Ginecologia e Obstetrícia, áreas em que já tinha particular interesse.

Foi selecionado nas primeiras colocações em todos os programas de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia ao qual se candidatou, optando por realizá-la no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizou 3 anos de residência médica, já enfatizando a obstetrícia e a Medicina Fetal. Enquanto médico-residente, teve a oportunidade de estagiar no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia na McGill University em Montreal, Canadá, sob supervisão de Tommaso Falcone.
Após a Residência Médica, iniciou seu mestrado em Medicina na UFRGS, concluído em 2000. Ato contínuo, iniciou seus estudos de Doutorado, seguindo para os Estados Unidos em 2001 onde foi fellow no Serviço de Radiologia e de Medicina Fetal da Thomas Jefferson University, em Philadelphia, tendo estudado com expoentes da Medicina Fetal e da ultrassonografia, como Vincenzo Berghella (com intensa produção científica em prevenção da prematuridade), Ronald Walpner (especialista em procedimentos invasivos para testes genéticos) e Anna Lev-Toaff (precursora da ultrassonografia 3D).

Em seu retorno ao Brasil, em 2002, apresentou sua tese de Doutorado, trabalhou na Clínica Radimagem e no Centro Diagnóstico da Unimed, até ser convidado para criar e desenvolver o serviço de Medicina Fetal da Clínica Ecofetal, onde foi sócio-diretor e coordenador dos setores de Ecografia Obstétrica, Ginecológica e de Medicina Fetal entre 2007 e 2022.

Em 2013, foi pioneiro em trazer para o RS o teste não invasivo de avaliação do DNA fetal, o NIPT, tendo adquirido larga experiência no assunto, publicado trabalhos em revistas e Congressos, e ministrado inúmeras palestras sobre o tema. Também nesse ano, foi convidado pelos colegas Gustavo Steibel e Édson Vieira da Cunha para integrar a Clínica Nasce.

Além de atuar como médico, há muito está ligado à Educação Médica. Foi Professor de Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Luterana do Brasil entre 1999 e 2000 e entre 2002 e 2012. Já escreveu vários artigos científicos e capítulos de livros, proferiu incontáveis aulas e palestras nacionais e internacionais, destacando-se suas participações no Congresso Mundial de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (ISUOG) em 2002, 2020 e 2021. Manteve curso de Educação Continuada para Ultrasonografistas entre 2004 e 2016 na Clínica Radimagem. Em 2017 foi convidado pelo Dr. Fábio Peralta, expoente da Medicina Fetal no Brasil e no mundo, a fazer parte do grupo de Médicos Assistentes da Pós-Graduação da CETRUS (Centro de Treinamento em Ultrassom) em São Paulo, maior escola de ultrassonografia do país, onde exerce atividades até hoje. Em 2020, foi selecionado como Professor em concurso na Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS).

Foi diretor da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia (SOGIRGS) entre 2005 e 2007, coordenador do Núcleo de Medicina Fetal dessa entidade entre 2014 e 2019 e é membro da direção da FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia) pelo triênio 2020-2023.

Atualmente, Eduardo é professor de Obstetrícia da Escola de Medicina da PUCRS, presidente da Comissão Nacional Especializada em Ultrassonografia da FEBRASGO, coordenador e professor do Curso de Genética Aplicada à Medicina Fetal da CETRUS em São Paulo, revisor de revistas médicas internacionais e, desde 2021, fellow do Programa de Treinamento em Cirurgia Fetal com o Dr. Fábio Peralta e Coordenador do Núcleo de Medicina Fetal da SOGIRGS. É também Coordenador do Serviço de Medicina Fetal e de Cirurgia Fetal do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre desde 2022.

Com tanta experiência acumulada, decidiu que era hora de ter um espaço (a Eduardo Becker – Clínica de Medicina Fetal e Genética Humana!) em que a ultrassonografia, a Medicina Fetal e a Genética Humana, pudessem interagir amplamente, facilitando diagnósticos e orientando famílias de maneira clara, ética, com cuidado e atenção individualizados.

Eduardo exerce feliz suas atividades como médico e professor, realiza vários exames pro-bono na Universidade, em cursos e quando preciso, busca sempre a excelência, acredita que o esforço e o estudo recompensam, sente-se orgulhoso da experiência adquirida, mas pensa que muitos desafios ainda estão por vir.
É imensamente grato aos seus pais, esposa e filhos pelas oportunidades e constante estímulo, aos seus mestres e professores pelos ensinamentos, e aos colegas e pacientes pela confiança no seu trabalho.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Precisa de ajuda?